A origem da Chave Inglesa

, , | 0 Comentários

A Chave Inglesa é uma chave de boca ajustável – através de um sistema de alavanca, que é muito utilizada em diversas atividades, como para apertar parafusos, porcas e etc. Ela é extremamente popular no mundo inteiro, e sua história tem várias datas e versões.

No Brasil, e em muitos países da Europa e do Oriente Médio, ela é chamada de Chave Inglesa por ter sido inventada por um engenheiro inglês, em 1842. Porém, em outros países, também da Europa, a chamam de Chave Sueca, creditando sua invenção à Suécia.

chave-inglesa-foxlux

A Chave Inglesa

A chave de boca ajustável foi inventada pela primeira vez pelo engenheiro Richard Clyburn, na Inglaterra, em 1842. Outro engenheiro que também é creditado por isso é Edwin Beard Budding.

Nos Estados Unidos, a patente pertence a Enoch Harris, recebida apenas em 1885 por uma chave que tem a boca ajustável tanto em distância quanto em ângulo.

A Chave Sueca

Já pela Dinamarca, Polônia e Israel, a chave ajustável é reconhecida como invenção de Johan Petter Johansson, que recebeu, em 1982, a patente para uma chave ajustável, que é usada até hoje. Seu invento foi uma evolução do modelo de Clyburn.

Curiosidades:

  • Em alguns países, como a República Tcheca, Egito e Grécia, ela é conhecida como Chave Francesa;
  • Nos Estados Unidos e no Canadá ela é chamada de Chave Ajustável;
  • Um dos modelos mais usados até hoje foi aperfeiçoado pelo boxeador afro-americano Jack Johnson, no início do século 20. Ele melhorou tal ferramenta de trabalho enquanto estava preso. Sabe o crime? Viajar com sua namorada, que era branca (na época).

Assim como é cheia de utilidades, a Chave Inglesa é cheia de história para contar, mas agora você já sabe como pedir pela sua seja onde estiver, não é? Confira mais algumas curiosidades sobre ferramentas aqui e tenha um ótimo assunto quando encontrar a galera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Whatsapp Foxlux