5 dicas de manutenção elétrica

, , , , | 0 Comentários

O correto funcionamento das instalações elétricas de um imóvel é capaz de proporcionar não só praticidade para o dia a dia, como também garantir a segurança dos ocupantes. Instalações antigas, sobretudo, costumam ficar predispostas a sobrecargas, curtos-circuitos, queima de eletrodomésticos e até perda do patrimônio.
Diante de tantos riscos, a melhor postura a adotar é a preventiva. Portanto, não é preciso esperar que um problema aconteça para, enfim, recorrer à manutenção elétrica. Seja proativo com relação ao imóvel e a integridade das pessoas.
Confira abaixo cuidados indispensáveis na hora de realizar esse tipo de conservação:
manutenção-elétrica-11. PROCURE OS SINAIS
Picos de energia, cheiro de queimado, elevação da conta de luz, alta temperatura nas tomadas e fios desencapados são fortes indícios de que algo está errado. Assim, procure ficar atento a sinais como esses para tomar as devidas providências o mais rápido possível.
2. VERIFIQUE O DIMENSIONAMENTO DOS CABOS
Será que a parte elétrica foi bem instalada? Será que a fixação dos fios é capaz de evitar o derretimento entre eles, assim como choques e o cheiro de queimado? Para responder a essas perguntas é necessário checar se o dimensionamento dos cabos é suficiente, lembrando que a bitola (largura do fio) deve estar de acordo com as normas da ABNT, mais precisamente a NBR-5410.
3. PROTEJA A REDE ELÉTRICA
Para que a rede elétrica esteja realmente protegida é preciso investir em dispositivos como o Diferencial Residual (DR), que detecta eventuais fugas de corrente da instalação e desliga imediatamente o circuito, se for o caso. Outro componente de proteção é o aterramento, que tem de ser muito bem executado.
manutenção-elétrica-24. REVISE TODO O CIRCUITO ELÉTRICO
O período ideal para a avaliação do circuito elétrico é de trimestral. Estão incluídos aí o capacitador de energia e os painéis de distribuição.
5. ACABE COM OS IMPROVISOS
De nada adianta seguir os passos acima se as famosas “gambiarras” continuarem existindo. Providenciar soluções adequadas para o uso excessivo de benjamins, tomadas sobrecarregadas, aparelhos de potência incompatível com a rede, entre outras práticas perigosas, também faz parte do processo de manutenção elétrica.
Lembre-se que a qualidade dos Materiais Elétricos, Ferramentas, e dos profissionais envolvidos em qualquer alteração da sua rede deve ser sempre priorizada.

Fonte

Botão Whatsapp Foxlux