Aprenda a instalar uma tomada USB em 6 passos

, , , | 0 Comentários

Os avanços no ramo da eletrônica são visíveis no nosso dia a dia, com aparelhos cada vez menores e mais poderosos que levamos conosco para todos os lugares. No entanto, as baterias utilizadas nesses dispositivos vêm encontrando uma barreira na sua evolução, sendo um desafio para os cientistas modernos, tomada-com-usb-02-468x453a quem cabe desenvolver baterias que fujam do padrão feito de lítio vigente hoje no mercado, com autonomia de algumas horas. Não é raro nos depararmos com uma bateria vazia no meio de expediente de trabalho e termos que buscar uma tomada, que nem sempre está disponível.

Outra alternativa é o famoso cabo USB, atualmente compatível com a grande maioria dos dispositivos portáteis. Nesse caso, no entanto, temos que nos preocupar em achar um computador para plugar e carregar nosso aparelho, e aí que surgem as tomadas USB. Suas vantagens incluem:

  • Além de mais econômica do que os carregadores comuns, esse dispositivo promete carregar os aparelhos mais rapidamente do que quando conectados à porta USB de um computador, por exemplo.
  • A maioria dos carregadores carrega apenas um equipamento por vez, com corrente de trabalho por volta de 1000mA, enquanto uma tomada USB é vendida com no mínimo um par de entradas, com corrente de trabalho de pelo menos 1500mA.
  • O módulo USB é bivolt, ou seja, qualquer tomada da residência pode ser substituída.
  • Elas garantem comodidade dispensando o uso de computadores e do carregador do dispositivo. É necessário apenas o cabo USB, que é muito mais leve e portátil que o carregador.

Mas como instalar uma tomada USB?
A instalação de uma tomada USB não é diferente da de uma tomada comum. Os fabricantes em geral se preocuparam em manter o mesmo padrão que estamos acostumados. Basta seguir os passos abaixo para aprender a substituir uma tomada comum:

  1. Desligue a chave geral para evitar acidentes elétricos na instalação, conforme recomenda a norma NBR 5410.
  2. Retire a tomada antiga, desparafusando o espelho, o suporte e os fios condutores.
  3. Encaixe a tomada USB no suporte que vem incluso.
  4. Corte a ponta dos condutores para fazer novamente a decapagem, caso seja necessário. Recomenda-se 6mm de fio desencapado para conectar na tomada.
  5. Respeite espeite as instruções do fabricante, que em geral vem sinalizado onde entra a fase e o neutro na parte posterior do dispositivo (para instalações monofásicas). Caso sejam duas fases (instalação bifásica) não há diferenciação no terminal, apenas
    certifique que o equipamento é mesmo bivolt, conforme padrão de mercado. Atenção também para o pino terra do dispositivo.
  6. Parafuse o suporte e o espelho que veio no conjunto, e ligue novamente a chave geral para testar a tomada.

Para garantir a segurança e qualidade da instalação, Ferramentas Foxlux!

Fonte

Botão Whatsapp Foxlux