As partes de um alicate

, | 0 Comentários

Os alicates vêm em uma variedade de tipos e tamanhos. Alguns alcançam espaços apertados, enquanto outros prendem, seguram, apertam, torcem e cortam. Independentemente do tipo de alicate que você possui ou utiliza, todos têm características semelhantes e um design básico.
partes-alicateCabo
Todos os alicates têm cabos que você aperta para fechar o bico. Alguns tipos possuem cabo isolante, ou seja, não condutor de energia. Outros têm cabos ergonômicos, projetados para serem confortáveis para o usuário. No entanto, existem aqueles que são apenas de metal sólido, inclusive o cabo, como os alicates de pressão.
Bico
O bico do alicate é a ponta da ferramenta, onde o aperto real acontece. Quando você abre o cabo, o bico se abre e o movimento inverso o fecha, prendendo o material em que você está trabalhando. Existem muitos tipos diferentes de bicos, como os de ponta chata, que é o alicate_de_pressaopadrão, e os finos, para lugares mais estreitos. Outros são de boca larga e têm dentes que ajudam a prendê-los em superfícies, como tubulações de metal. Também existem os de bico torto para contornar com facilidade as curvas apertadas.

Mecanismo de travamento

Os alicates de pressão possuem um mecanismo de trava. Quando o cabo dele é fechado, o bico se prende a certas superfícies. Na parte inferior do punho, há um parafuso que permite definir a largura na qual o bico será aberto. Se o bico não for largo o suficiente, você vai ter dificuldade para fechar a ferramenta. Ajuste o alicate apenas com a abertura necessária. Para liberar a pressão imposta pelo alicate, use a alavanca interna do cabo que você aperta para abri-lo. Isso irá desprender a ferramenta do local.
 
Mordedor
Alguns alicates têm um mordedor para cortar fios ou outros metais finos. Essa parte da ferramenta pode ser uma lâmina afiada ou serrilhada. Alguns alicates têm o mordedor no bico. Para cortar um pedaço de fio, basta abrir o alicate e passar um pedaço do material no mordedor e fechar o alicate. Outros modelos têm o mordedor na parte superior interna do cabo. Esse modelo permite que você passe um fio entre os cabos, apertando para cortar.

Fonte

Botão Whatsapp Foxlux